Pages - Menu

► 06 ◄


o mano gustavo bateu ligeiro no meu ombro e me pediu a máquina fotográfica.
"rápido" ele disse "estamos sobrevoando o estreito de gibraltar
apesar de estar sentada na janela no avião eu estava com a cara enfiada nas minhas anotações de viagem completamente absorta no meu mundinho.. não valorizando o entorno fantástico que estava em volta de mim. 
ou melhor, embaixo.



a primeira coisa que vem na cabeça cada vez que escuto "estreito de gilbratar" é uma ilustração com dois mapas de uma aula de história da 7ª série, "território romano antes e depois das guerras púnicas", com o estreito em questão colorido com diferentes cores em cada mapa.

mais uma vez eu estava completamente alheia ao mundo exterior, desenhando no caderno, presa em meus pensamentos até que a voz da professora me atingiu tal como se de repente ela tivesse alcançado uma frequência distinta:  "...com 40 elefantes aníbal partiu com seu exército rumo ao norte da itália...
caramba, 40 elefantes de guerra! qualquer assunto que envolvesse 40 elefantes guerreiros merecia minha atenção! 
então.. eu escutei.. e aprendi algo sobre uma das primeiras tomadas dessa região.



hoje olhando estas fotos, de quase 3 anos atrás, lembrei da cena e fui grata pelo supetão do mano gustavo. 
e pelos elefantes, claro.