Pages - Menu

► 24 ◄


► minha máquina nova chegou e agora quem sabe os posts aqui serão mais freqüentes. ainda estou batalhando com o excesso de botões do brinquedo novo, mas desta vez arredei a teimosia e estou lendo o manual. boa garota, arf.

passei o final de semana em curitiba
com a mudança do marco pra lá creio que a cidade será um tema recorrente por aqui.., sina de 'clicadora de fim de semana'. 
aos poucos curitiba vai fazendo algum sentido pra mim.. de forma que suas ruas já não me parecem tão estranhas e cada vez mais locais entram na lista "voltar"

é engraçado perceber que estive em curitiba em diversas ocasiões, inclusive dirigi até lá um par de vezes.. mas como sempre estive acompanhada de algum amigo 'indicador de caminhos' minhas referencias são pontuais e completamente desconexas da malha urbana em si.

querendo quebrar este padrão bombardeio o marco com perguntas sobre o entorno conforme vamos perambulando pela cidade: "marco, que rua é essa?".. "marco, que bairro é esse?".. "marco, o lugar X fica perto daqui ou é no outro extremo da avenida?".
ok que nem sempre as referências dele são precisas - descobri que ele chama o 'curitiba trade center' de 'prédio do batman' - em outras vezes ele está quase tão perdido quanto eu.. mas ele sempre tem a bondade de inventar um nome de bairro ou rua pra entreter minha curiosidade - no último passeio ele fundou o bairro "bacüriri", por exemplo.



entretanto uma de minhas perguntas foi um pouco mais instigante: "marco, e onde fica o rio de curitiba?"
ele riu e respondeu "curitiba não tem rio".. a estupefação se faz em minha face.. "como assim não tem rio, isto não faz sentido".. ele riu de novo, de alguma forma compreendendo minha angústia urbanística.. "bem, deve ter sido canalizado".

quase toda cidade de padrão europeu foi erguida junto a um rio ou a uma grande fonte d'água. perto o suficiente para abastecer-se e longe o suficiente para evitar as cheias.  bem, curitiba teve tantos planos urbanos ao longo dos dois últimos séculos que é fácil imaginar que o(s) rio(s) que delinearam sua malha foram mesmo há tempos canalizados ou transpostos. a geek que mora em mim não ficou satisfeita com este argumento e quis investigar onde passaram estes cursos d'água.

alguns cliques depois me deparei com vários mapas históricos de curitiba. tomei conhecimento que o primeiro povoado se deu às margens do rio atuba e que mais tarde sede da cidade foi fundada entre dois rios: o rio ivo e o rio belém - marco zero. este mapa de 1894 ilustra bem o traçado deles. o rio belém foi saneado no final do século 19 e o famoso passeio público foi conseqüência desta canalização, transformando um antigo banhado em lago artificial.

enfim, o veredicto é que nenhum rio em curitiba servirá de referência urbana para esta perdida aqui.. mas ao menos este fato tem me proporcionado uma boa sondagem nas horas vagas.. :)


a quem possa interessar: ITCG paranaense dispõe de uma série bacana de mapas históricos do estado. um barato checar os planos megalomaníacos da Brazil Railway Company tentando entender como fronteiras são inventadas :)  ◄