Pages - Menu

projeto colcha - semana #01


► há algum tempo eu venho querendo me arriscar no crochê as tentativas anteriores me frustraram um bocado.. o quadrado saia redondo, o redondo saia amebóide, pontos eram pulados nos locais errados e nenhum projeto para iniciantes me incentivava a persistência. (não quero parecer arrogante mas que me atire a primeira pedra quem achar super estimulante um tutorial para acabamento em pano de prato ou ainda.. artesanato com sacola de mercado)

então..para justificar a empreitada que me meti... preciso partilhar dois links que cruzaram meu caminho.

o primeiro não requer muitas descrições: em vários clicks esbarrei neste tutorial do youtube que finalmente esclareceu minhas duvidas no que aparenta ser um projeto bem simples de "granny square". custei uns 4-5 quadrados para acertar a precisão no ponto (de modo que os quadrados saíssem iguais) mas funcinou! e quer saber: vicia! quando percebi que havia dominado e que cada vez mais rápido que eu finalizava outro... pensei em fazer um cobertozinho. a idéia cresceu enquanto eu riscava o projeto no papel e pensei. além. "por que não uma manta?"... aí experimentei um modelo em degradê, tirei medidas... pensei em intercalar com brancos lisos, acabamento mais leve... e pá: vou fazer uma colcha. 

desenhei a planta baixa dela para dimensionar e estudar as cores....afinal que tipo de arquiteta eu seria sem essa etapa?!... o resultado tá nesta ilustra abaixo.

nesta primeira semana conclui 11 quadrados do tipo degradê rosado. o que representa  6,4 % do total do projeto.


o segundo link que comento aqui foi este artigo da autora do blog smallnotebook - que comenta sobre a imensidão de links com projetos que encantam a gente e que nos levam ao pensamento "oba, quero fazer!"... mas que em seguida desistimos porque não dimensionamos nosso interesse com nosso tempo disponivel. ou ainda como não refletimos quanto ao prazer do processo x prazer em ver pronto. o saldo é que terminamos com diversos inícios de projetos atolando nossas gavetas e a eterna sensação de dever não cumprido. não sei você... mas eu odeio os dois.

ela propõe uma simples análise em 4 itens do futuro projeto na tela. achei prudentíssimo! aqui minha tradução livre:

1. O retorno que terei com este projeto será tão grande quanto a energia investida nele?

2. Será que eu estava somente interesse em aprender mais sobre este assunto? Agora que aprendi quero partir pra próxima?

3. Estou mais interessada no produto final que no processo?
(comprar uma colcha tricotada me trará o mesmo prazer de vê-la sobre minha cama que tricotar uma colcha? quero o produto ou o passatempo?)

4. E a pior de todas: Comprar material para conceber o projeto me dá mais prazer que o projeto em si?

meu teste do projeto colcha resistiu aos itens questionados. ufa! resolvi me jogar e assim sigo...


... semana que vem um novo update! ◄

4 comments :

Carol disse...

Que lindos esses quadrados! Adoro crochê, mas não sei fazer ;(
Já viu a primeira coluna FofysBox sobre crochê?
http://www.flickr.com/photos/fofysland/5450158821/in/set-72157626066057734
beijocas!

Carol disse...

Olha isso, babs: misturar com linha fluo!
http://www.purlbee.com/the-purl-bee/2011/4/16/elegant-granny-style-the-granny-stripe-blanket.html
:)

barbara disse...

carol, que efeito massa. já tava mesmo pensando em fazer um cobertor listrudo pra minha cama como projeto #02. brigada =))

ps: adorei a coluna ;) vontade de bolar umas capas de banquinhos tipo aqueles!

Carol disse...

Lindas, né? Eu quero banquinhos com crochê!
Quem sabe você não se torna a oitava participante do Handicraft Bazar? Hein, hein? =]