Pages - Menu

BC


► no final de semana fui a balneário camboriu com o marco. lembro quando o conheci naquele papo clássico de faculdade.. "e vc, de onde é?", "balneário!", "mas de balneário-balneário?".. a idéia de que alguém fosse nascido e criado em balneário - não tendo migrado pra lá em algum estágio mais avançado de sua existência - era pra mim um tanto abstrata. 
ele riu. e confessou que foi levado a nascer em blumenau porque os pais desconfiavam da infra-estrutura hospitalar balneo-camboriuense.

meu pai passou alguns verões de sua infância em BC. me contou certa vez que os ranchos de pescador que lá existiam sequer tinham energia elétrica. meu pai não é nenhum ancião. 50 anos atrás BC era um distrito a beira d'água e é surreal pensar que todos os 'arranha-céus' que ali estão foram erguidos nos últimos 30 anos.

balneário é a shangai catarinense.

quando grande parte dos meus colegas de colégio partiam animados pra BC no verão, eu fazia pouco caso em pensamento "sério? fincar os pés no aterro e batalhar por um lugar ao sol causam tanta comoção?!" ledo engano foi associar balneário com praia. neste final de semana comprovei: balneário é cidade. ainda que uma cidade na beira do mar.

e à parte de todos males comuns às cidades densas, balneário é bem simpática. curto o burburinho constante em suas ruas numeradas, as baladas sofisticadas e o comércio que não fecha. em especial adoro as rodas de chimarrão espontâneas no final de tarde.

críticas locais não faltam.. mas vá lá, não conheço local onde os nativos não se manifestem através de exaltações de amor & ódio à terrinha. mas.. crédito extra pra balneário: é só ali que percebo joie de vivre suficiente para transformar engarrafamento em azaração sob 4 rodas..




1 comments :

Michelle Alves disse...

fala sééeeereiooo
balneário!
tenho orgulho ser de balneário Babs! eheheheh
e sim, também adoro os engarrafamentos como forma de azaração...
Só percebo o quanto gosto desse inferninho quando passo mto tempo longe sabe..
PS: DOREI sab, pena o mal atendimento lá no Taj. Programamos mais vezes!
Beijosss